quinta-feira, 29 de maio de 2008

I Fórum Integrado de Meio Ambiente do Rio Grande discute conservação ambiental

Acontece em Uberaba, nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho, o I Fórum Integrado de Meio Ambiente do Rio Grande, que congregará instituições, universidades e ONGs em torno das ações em prol da qualidade ambiental do maior manancial que corta a região do Triângulo Mineiro. “Aprender para conservar” é o tema do evento, que também será comemorativo ao Dia Mundial de Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

A iniciativa, que tem parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e Educação e Cultura, juntamente com o Circuito dos Lagos, tem como objetivo a divulgação e a discussão de resultados de estudos científicos e projetos realizados no Médio e Baixo Rio Grande.

“Essa será uma oportunidade ímpar para que os diversos setores da sociedade conheçam os trabalhos ambientais desenvolvidos por diversas instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos públicos e empresas da região, promovendo a discussão de idéias para a conservação de um dos rios mais importantes do Brasil”, explica Manoel Pedro Leal, diretor de Desenvolvimento Regional da Sedet e presidente do Circuito Turístico dos Lagos.

Como temas centrais, o Fórum discutirá a conservação da qualidade da água, dos peixes e das matas ciliares. Estarão disponíveis diversos estandes de empresas, órgãos públicos e centros de pesquisa contendo informações ambientais para a visitação da sociedade e escolas da região. Oficinas de conservação da água, energia elétrica e reciclagem de resíduos vão complementar o evento.

O I Fórum Integrado de Meio Ambiente do Rio Grande será realizado no Tatersal da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no Parque Fernando Costa. Aberto a estudantes universitários, técnicos em meio ambiente, prefeituras, órgãos ambientais, universidades, ONGs, associações e comitês, além de todos os que se interessam pela conservação ambiental da região. Segundo Manoel Pedro, as participações nos estandes, oficinas e palestras têm entrada franca, sendo que, para agendar visitas de escolas, é necessário entrar em contato com o Museu do Zebu através do telefone 3336-5214.

Ainda compondo o fórum, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) estará com programação específica em comemoração à Semana Municipal do Meio Ambiente, promovendo palestras e ilustrando os projetos desenvolvidos para a conservação e preservação. Haverá estandes com técnicos das cinco agendas: branca, azul, verde, marrom e vermelha, para exposição da importância e ações de cada uma. E no último dia do Fórum e também dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a SEMAM estará responsável por toda a programação, desenvolvendo palestras sobre meio ambiente e educação ambiental.

Programação:
3 de junho:
-9h Apresentação e Introdução ao Tema
-13h30 Mesa Redonda – Qualidade de Água do Rio Grande

4 de junho:
-8h30 Mesa Redonda – Os peixes do Rio Grande
-13h30 Mesa Redonda – Reflorestamento Ciliar

5 de junho:
Exposição dos trabalhos e premiação do Projeto Zebu na Escola; peixamento e plantio de mudas no Rio Grande.


Prefeitura Municipal de Uberaba
Departamento de Comunicação – 29/05/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.