Dia do Meio Ambiente, destinação adequada de pneus é uma realidade no país.
A destinação adequada de pneus inservíveis é cada vez mais uma realidade no Brasil e motivo de comemoração para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quinta-feira (05/6).
Criada pelos fabricantes de pneus novos, a Reciclanip já recolheu 780 mil toneladas - equivalente a 156 milhões de pneus de passeio – a partir de 283 pontos de coleta espalhados pelo País.
Esse volume coletado é contabilizado desde 1999, quando teve início o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, que recebeu investimentos da ordem de US$ 55 milhões da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), representante dos fabricantes.
Só no ano passado, foram aplicados US$ 16 milhões na iniciativa, que explicam o forte desempenho alcançado pela entidade. “A clareza de objetivos e de definição viabilizou o desenvolvimento das ações e o sucesso alcançado nesse ano”, afirma a gerente-geral da entidade, Renata Murad.
Com a otimização da operação e logística em todo País e a intensificação de parcerias com as Prefeituras para abertura de novos pontos de coleta, a Reciclanip espera reciclar 150 mil toneladas de pneus inservíveis em 2008.
No Brasil, a utilização desse material está dividida no uso como combustível alternativo no co-processamento da indústria cimenteira (84%), na utilização na fabricação de pó de borracha, artefatos e asfalto (12%) ou ainda como matéria-prima para solado de sapato e dutos fluviais, entre outras aplicações.
O projeto de implantação da Reciclanip seguiu o exemplo de empresas européias, com a diferença que essas companhias são remuneradas pelos vários agentes da cadeira produtiva, e não apenas pelos fabricantes de pneus novos, como no Brasil.
Itacir Figueiredo | Andreza Nascimento | WN&P
Leia também:
Leia mais sobre esse assunto no Caderno Meio Ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.